segunda-feira, 4 de junho de 2007

Levando de Goleada


Lembro que quando o Felipão deixou de treinar o Grêmio foi passar uma temporada no Japão. Acho que não ficou lá mais de seis meses. Na volta, comentou com a imprensa que o problema de treinar um time japonês é que o time perdia a temporada e voltava contente para casa. Diziam: Puxa na temporada passada só ganhamos três jogos, nessa ganhamos seis dos vinte quatro que disputamos, estamos muito melhores do que o ano passado, no ano que vem, quem sabe a gente fica entre os cinco melhores. E o gringo lá no fundo do ônibus fulo da vida, querendo o fígado de alguém porque tinha tomado de quatro a zero.

Lembro de uma experiência parecida na minha empresa anterior. Fizemos uma entrega mal feita, meia dúzia de patuscadas durante a instalação e uma penca de horas de downtime para o negócio, coisa feia mesmo. E eu lá, aquentando no osso a confusão toda, afinal a gente tinha culpa no cartório. Qual foi a minha surpresa então ao receber os elogios pelo bom trabalho quando as coisas começaram a acalmar. Incrível! Eu apavorado com os resultados e o pessoal ao redor dando parabéns. Coisas do tipo: - Não vou dizer que essa instalação não foi dolorida, mas já tive várias muito piores. O pessoal de negócio nem vai lembrar disso na semana que vem.

Tudo é uma questão de expectativa, e convenhamos, a expectativa com o pessoal de TI é baixa mesmo, surpresa é a coisa funcionar como deveria. Dureza. A indústria é incompetente de uma maneira geral e os menos incompetentes acabam se destacando. Tudo bem, tem um pouco mais que isso. A verdade reside justamente na relação doentia que temos com o pessoal que requisita nossos sistemas. O negócio nos impõe cronogramas irreais e alterações de requisitos até os quarenta e cinco do segundo tempo. Nós aceitamos tudo sem reclamar e entregamos um sistema capenga. Eles agradecem e fazem vista grossa para os problemas.

TI é assim mesmo, como diria o pessoal da Microsft: Não é bug, é feature. Pena que pra virar um jogo como esse é preciso muitos Scolaris.

[]s
Jack DelaVega