quinta-feira, 7 de junho de 2007

Entra por um Lado e Sai pelo Outro

- Gerente 15, o que houve com o funcionário 23.564?

- Saiu, senhor Executivo. Faz uma semana.
- Ué? Qual a razão?
- Disse que achava que a tratavam como um número aqui dentro. Algo assim...
- Hein!? Ridículo! O 23.564 nunca foi um número para mim. Ele era especial!
- Ele? Não Sr. Executivo. O 23.564 era uma mulher, a Rosa.
- É? Bom, ele era um líder.
- Ela, senhor. Ela. E ainda é. Foi contratada pela empresa XPTO, que demitiu 2 mil pessoas faz um mês atrás.
- Bom, mas e o 145.423? Soube que saiu também.
- Sim Sr. Executivo. Ele estava com medo de ser demitido agora. Enviou uns currículos e chamaram ele na empresa ABCD.
- Na ABCD? Mas Gerente 15, eles acabaram de demitir 5 mil pessoas!
- Eu sei, foi numa dessas vagas que ele entrou.
- Mas que loucura! Nenhum desses ia ser demitido. Vamos ter que contratar mais pessoas agora.
- Ninguém vai sair então Sr. Executivo?
- Na verdade só você. Estou com sua carta de demissão em minhas mãos. Tome. Sinto muito.
- Puxa... Fiz alguma coisa errada?
- Não sei, fez?
- Devo ter feito sim.
- Bom rapaz. Mas não fique triste. Soube que a empresa ASDFG demitiu 4 mil pessoas e está contratando gerentes. Mercado louco esse nosso, não consigo entender.
- Obrigado pela dica senhor.
- Está preocupado, Gerente 15?
- Um pouco. Tenho uma esposa que não trabalha e dois filhos ainda pequenos...
- Se eu fosse você não ficaria preocupado não. Você era o meu melhor funcionário. Eu contrataria você num piscar de olhos.
- Hein?

O texto é de mentirinha, claro. Mas que parece real, parece.

Uma pessoa aguenta insegurança por 2, 4, 7, até 10 anos. Mas chega um momento que algumas pessoas simplesmente precisam de segurança. É da natureza delas. E nesse mercado de TI, instável em todas empresas, o que resta fazer?

Não comente alto, mas ou você entra no jogo à força, ou resolve o problema, faz um concurso e vira funcionário público. Às vezes isso significa ganhar menos dinheiro. Mas se você for nervoso e não aguentar esse tipo de pressão, talvez lhe poupe duas pontes de safena e um acidente fatal de carro.

Talvez valha a pena...


Dr. Zambol.

--