quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Entregando Felicidade

A história de Tony Hsieh é fascinante. Aos 26 anos ele vendeu a sua primeira empresa para a Microsoft por $265 milhões de dólares. Insatisfeito, criou um fundo de investimento e começou a investir em startups. Uma dessas companhias chamou a sua atenção, a Zappos tinha como propósito vender sapatos on-line. Acreditando no empreendimento ele investiu quase toda a sua fortuna, vendendo propriedades e literalmente "raspando o cofrinho" para garantir que a empresa pudesse sobreviver a diversas crises. Em julho de 2009 ele anunciou a venda da companhia, de apenas dez anos de existência, para a Amazon, pelo valor de $1.2 bilhões de dólares.

Essa fantástica história já valeria a leitura do livro Delivering Happiness (Na Cultura tem a versão em português, intitulada Satisfação Garantida). Mas, é justamente o "como" que faz toda a diferença na história da Zappos. Uma das grandes frustrações de Tony com a LinkExchange, sua primeira empresa, foi que a medida que crescia a ela perdia a identidade. Hsieh fez então da Zappos um laboratório para criação de uma cultura corporativa única, capaz de atrair pessoas com  visão e valores similares aos dele. Um dos pilares dessa cultura é a experiência do cliente, daí o título do livro, o propósito da empresa é muito mais do que vender sapatos, mas, proporcionar uma experiência emocional para seus clientes e colaboradores. Todos os funcionários, não somente aqueles que trabalham no atendimento, tem como missão encantar o cliente.

Outra verdadeira obsessão de Tony é a construção de uma cultura corporativa, o que ele considera um dos principais diferenciais competitivos da Zappos. Isso é levado tão a sério que uma das práticas consiste em oferecer aos novos funcionários, com até um mês de empresa, dois mil dólares de pagamento caso eles queriam desistir de sua escolha, garantindo assim que os que ficam estão alinhados com os valores da companhia. Falando em valores, segue abaixo a lista dos dez que compõem a lista da Zappos. Você não gostaria de trabalhar em uma empresa assim?

1. Encante o Cliente através do Serviço (Tradução livre para "Deliver WOW Service")
2. Aceite e Incentive a Mudança
3. Crie Diversão e um pouco de Estranheza
4. Seja Aventureiro, Criativo e Mantenha a mente aberta
5. Busque Crescimento e Aprendizado
6. Construa Relacionamentos abertos e honestos através da comunicação
7. Construa um Time Positivo e um Espírioto de Família
8. Faça mais com Menos
9. Seja Apaixonado e Determinado
10. Seja Humilde

Por tudo acima citado, Delivering Happiness é um livro obrigatório, que explica na prática o impacto que a construção de uma cultura corporativa tem na criação de uma grande empresa. Ótima dica para quem está procurando um novo local para desenvolver a carreira e fundamental para aqueles responsáveis por gerir uma empresa.

[]s
Jack DelaVega

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