quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Regras de Ouro para Recrutadores

Procure no google: "Dicas para Entrevista". Fácil, milhares de resultados relevantes. Agora procure: "Dicas para Recrutadores". Resultado: Nada que preste. Tudo bem, é válido o argumento de que tem mais gente procurando emprego do que recrutando, mas deveria haver algum material bom a respeito, um código de conduta ou regras de etiqueta corporativa. Resolvi compilar algumas regras básicas, coisas que todo o entrevistador deveria seguir:

- Regra número 1: Respeito , respeito e respeito. 
Com exceção daqueles que chegam através de hunting, assediados pelos recrutadores, quem vai a uma entrevista de emprego está em uma posição fragilizada, seja porque encontra-se desempregado ou porque quer trocar de emprego. Respeite os candidatos, mesmo aqueles malucos que, vez por outra, não mereçam respeito.

- Regra Número 2: Aprenda primeiro a regra número 1.

- Regra Número 3: Seja Pontual.
Será que é tão difícil assim começar uma entrevista na hora? Podemos parar de assumir que quem está procurando recolocação está desempregado mesmo e dispõe de todo o tempo do mundo? Essa regra também vale para os candidatos atrasadinhos. 

- Regra Número 4: Prepare-se.
Não precisa muito, só ler o currículo do candidato, que seja, cinco minutos antes da entrevista. Pega muito mal comentários como "Ainda não tive tempo para olhar o seu currículo" ou "Agora que estou lendo o seu currículo percebi que não é o perfil que estamos procurando para a vaga". 

- Regra Número 5: Facilite a Conversa.
É importante tentar deixar o entrevistado à vontade. Somente sem nervosismo que o  recrutador vai ter noção exata das qualificações do candidato. Uma dica simples é deixar o candidato sentar de frente para a porta. Essa é o que chamamos de "Posição de Poder", repare, em qualquer reunião a pessoa de maior hierarquia normalmente senta de frente para a porta. Inverta isso deixando o candidato na posição de poder. É um truque quase imperceptível, mas faz toda a diferença em uma entrevista.

- Regra Número 6: Faça valer o tempo da entrevista.
Prepare-se organizando antes uma lista das perguntas necessárias. Eu sei, tem candidatos que são lacônicos mesmo, respondendo apenas "Sim" ou "Não" para as perguntas. Mesmo assim, dê uma chance para eles, vez por outra é apenas o nervosismo inicial.

- Regra Número 7: Dispa-se de Preconceitos. 
Isso não é algo que fazemos conscientemente, daí a dificuldade do tema. Mas, todos temos idéias pré-concebidas de sucesso e, cá entre nós, adoramos nos olhar no espelho. O que quero dizer é: "Não discrimine quem é diferente de você". 

- Regra Número 8: Seja Honesto. 
Não minta, não dê esperança para quem já está descartado no processo e cumpra o combinado. Se ficou de retornar até sexta-feira, retorne, nem que seja para dizer que ainda não tem uma posição a respeito.

[]s
Jack DelaVega