quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ossos do Ofício

O sujeito parecia mais calmo. A arma agora não estava mais apontada para a minha cabeça, mas para a cintura. Grande consolo, não morro mas viro eunuco.
- Calma meu amigo, a coisa vai se resolver. Tenho certeza que os homens vão deixar você sair na boa.
Ele me olhou, como se não esperasse a minha intervenção. Então abriu o coração.
- Que nada Doutor, a coisa tá perdida para mim. A dúvida é quantos eu vou levar junto comigo.
- Já matou algum?
- Só polícia. Sou profissional Doutor. Matar civil até acontece, mas é coisa de amador.
- Sua vida não deve ser fácil rapaz. Assaltar bancos, fugir da polícia, todo dia uma aventura.
- Fácil não é doutor, mas o homem tem que ganhar o pão. Mas a sua também não deve ser brincadeira, aguentar esses malas aqui no banco dia sim, outro também.
Nunca tinha pensado nisso, será que ser assaltante é mais fácil que ser gerente de banco?
- Bom, agora que você falou. Fácil não é. E tem cada cliente chato rapaz, e eles sempre tem razão.
- Pô Doutor! E o Senhor não reclama? Não dá uns petelecos neles?
- Não dá meu filho, vontade não falta. Tenho certeza que se andasse armado o pessoal ia pensar duas vezes antes de reclamar. Mas não dá, é contra a política do banco.
-Você tá vendo aquela senhora alí?
- A véia, sem os dentes do canto?
- Essa mesmo, a mala passa aqui toda a semana para reclamar dos valores na conta dela. Toda a semana tem alguma coisa. A desgraçada não sabe nem ler, mas tem mais de um milhão na conta. E eu fico aqui, aturando a xaropada dela. Você acredita que ela ainda tem um bafo podre? Acho que é o dente.
Meu novo amigo se compadeceu:
- Sacanagem Doutor. Ninguém merece. Se o senhor quiser eu vou ali e meto uma bala na perna dela. Não sou de matar, mas só para deixar a velha avisada.
A oferta era tentadora, mas...
- Obrigado Rapaz, hoje não.
- Mas no seu trabalho não deve ser diferente, tem também os "ossos do ofício".
- Pois é Doutor, o problema é que o pessoal do crime geralmente é muito despreparado. Do tipo que ainda fala "pobrema" sabe? Isso denigre a imagem da classe. Pior que a gente só os políticos mesmo.
- Pro Senhor ver, o rapaz que era para dar o aviso dos polícia deve ter dormido no ponto. Ele só tinha que ficar no carro esperando e avisar se pintasse algum guarda pelo celular. E aí? O Senhor viu o meu celular tocar? Não, o que aconteceu é que os meganha cercaram o prédio com fuzil e megafone. E agora eu tô aqui batendo papo com o Senhor, esperando para ir preso. Complicado, tá difícil de achar gente qualificada no crime nos dias de hoje Doutor.
Incrível, a falta de mão de obra já está afetando até a criminalidade.
- Mas isso é em qualquer lugar rapaz. Tá vendo aquela moça ali? É minha estagiaria. Não sabe nem usar Excel.
- Feio Doutor, até eu manjo de planilha.

Então, a porta estourou e a PM entrou arrebentando. Meu novo amigo não teve nem tempo de reagir, tomou coronhada e saiu algemado. Podia ser pior. O policial virou para mim e falou:
- Trabalho difícil ein Doutor?

[]s
Jack DelaVega