segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pergunte a Tribo - Carreira

Envie também a sua pergunta para contato@tribodomouse.com.br.

Boa tarde!
Jack, estive lendo seus artigos na Tribo e gosto muito. Estou precisando de um auxílio sobre um ponto na minha carreira. Estou numa empresa do ramo de Ferro e Aço há 2 anos, atuo no departamento financeiro. Vim do setor de serviços de telecomunicações na área de tributos. Sou graduada em Administração de empresas. Onde trabalho a empresa paga meu MBA, meu salário, refeição e transporte. Ela está em crescimento ainda e ainda não tem uma estrutura administrativa formalizada. Seus gestores são um pouco fechados à inovações. Algumas mudanças são conseguidas quando estão no limite dos custos, mas, embora essa situação, o ambiente é agradável. Surgiu uma proposta para atuar no ramo de consultoria, com o salário compatível com o que estou ganhando, porém outros benefícios (refeição, transporte, plano de saúde, previdência privada e participação nos lucros) e possibilidade de crescimento, o que no atual emprego não deixaram isso muito claro. Estou colhendo informações dos dois mercados e confesso que tenho bastante interesse por consultoria. Ficaria feio se eu pedisse pra sair da atual empresa, justamente no momento em que eles decidem pagar meu MBA?

Pergunta de Melissa Maia, 22 anos, Brasília

_________________________________________________________________________________
Oi Melissa, obrigado pelos comentários.

Vamos por partes,
Eu tinha um chefe que dizia: "Você escolhe todo o dia a empresa que trabalha." Ou seja, o profissional de mercado deve constantemente re-avaliar as suas escolhas, tendo em vista o seu plano de carreira. Não se preocupe com o fato da empresa pagar o seu MBA, isso deve ser encarado como um benefício e analisado como tal em uma decisão profissional. Só atente que algumas empresas cobram uma contrapartida para um investimento como esse.

Eu vivi uma situação semelhante no início da minha carreira. A empresa pagou uma especialização para mim no Canadá, em troca assinei um contrato me comprometendo a não pedir demissão por dois anos, sob pena de devolver o valor investido. Adorava trabalhar naquela empresa, mas não havia plano de carreira  para mim lá. Joguei limpo com o meu chefe o tempo todo, informando a ele que caso não surgisse uma oportunidade interna iria deixar a empresa quando o prazo acabasse, o que de fato aconteceu.

Voltando ao seu caso, analise as suas opções de carreira pensando no futuro. Exemplo, tente imaginar onde você vai estar em 2, 5 e 10 anos no caso de cada uma das escolhas. Compare o salário e os benefícios atuais de ambas, lembrando que você vai ter que pagar o MBA do próprio bolso na nova empresa, mas tome a decisão pensando no futuro.

Finalmente, a carreira de consultor tem um ritmo bastante puxado, mas é algo que prepara você para inúmeros desafios profissionais, pois, você tem a oportunidade de conviver com diferentes ambientes e empresas em um espaço muito curto de tempo. Ter no currículo a passagem por uma boa consultoria normalmente chama a atenção dos recrutadores.

Espero ter ajudado,

[]s
Jack DelaVega