quarta-feira, 9 de junho de 2010

Kindle x iPad - Deu Zebra!

Gostaria de falar hoje sobre tecnologia. Especificamente, gostaria de falar sobre o Kindle (o e-reader da Amazon), pois comprei um depois de ler bastante sobre ele e o iPad (o novo tablet da Apple). Tive a oportunidade de ter os dois na mão e fazer um pequeno teste. Embora todas as especificações que lia (inlcuindo manuais) e tudo o que experimentava me apontavam para comprar o Kindle, todo mundo que falava do assunto em blogs e reviews dizia que o iPad deveria ser escolhido. Alguns até falavam que a comparação era injusta, de tão grande a vantagem do iPad em relação ao Kindle.

Incerto ainda com tamanha incosistência em relação as coisas técnicas que lia e das opiniões das pessoas, decidi seguir meu instinto e comprar um Kindle DX (que tem um vídeo um pouco maior). Minha principal razão de seguir esse caminho foi porque a maioria das pessoas que falava que o iPad era muito melhor não tinham contato com o Kindle ou não tinham o mesmo uso que eu iria ter do aparelho.

Agora, depois de um mês com o Kindle na mão e depois de ter lido dois livros nele, tenho certeza que fiz a escolha correta e gostaria de compartilhar porque tenho certeza disso. Abaixo seguem os pontos fortes e fracos do Kindle, sempre tentando compará-lo com o iPad quando possível.

Pontos Fortes do Kindle:


  1. O Kindle tem uma funcionalidade sensacional, que faz com ele leia para você ("Read to Me"). Você consegue continuar lendo um livro enquanto toma um café ou está fazendo uma coisa que faça com que você não consiga segurar um livro na sua mão. Por incrível que pareça, funciona muito bem para os textos em inglês: é claro e até acerta em algumas entonações. Sendo o iPad um aparelho monotarefa e como hoje a aplicação para ele não possui essa funcionalidade, isso não é possível no Kindle

  2. Moro no Brasil e tenho minha língua materna o português. Mesmo conseguindo falar e compreender inglês muito bem, ainda existem diversas palavras, principalmente quando leio livros não-técnicos, que não sei o significado. Nesse quesito, o Kindle também, mostra-se insuperável. Tem um dicionário integrado. É só colocar o cursor perto da palavra e o significado aparecerá embaixo. Imagine fazer isso no iPad. Você precisa fechar o Kindle for iPad, abrir um dicionário ou navegador, digitar a palavra, ler o significado, fechar o dicionário ou navegadorque você usou, abrir o Kindle for iPad novamente e "encaixar" o significado no texto. Como muitas palavras têm diversos significados, essa tarefa pode se tornar contraprodutiva ou até mesmo ridícula em um sistema monotarefa como o iPad (a não ser é claro que algúem construa um leitor para o iPad com um dicionário integrado - o que não existe ainda hoje).

  3. Como todos devem saber, sou um escritor nas horas vagas (autor do livro "Tribo do Mouse - Histórias, Dicas e Truques do Mundo Corporativo"). Estou escrevendo um segundo livro. A habilidade de ter rede 3G livre para eu pesquisar e comprar um livro na hora que desejar, mesmo se estiver viajando para uma praia de Santa Cataria ou do Nordeste, é sensacional. Em menos de um minuto, tenho o livro em mãos e posso começar a ler e fazer anotações dentro dele. Existem iPads com 3G sim, um pouco mais caros apenas. A única vantagem aqui em relação ao iPad seria o 3G de graça do Kindle, contra o pago do iPad.

  4. Você pode encontrar clásicos sensacionais a preço de banana. Eu adoro filosofia e comprei um livro com vários trabalhos de Nietzsche por apenas 3 dólares. Também comprei um livro com todos os trabalhos de Tolstoy pelo mesmo preço. Isso é realmente inacreditável para amantes desse tipo de literatura.

  5. A tecnologia e-Ink é fantástica. Eu leio bastante: meu último sábado gastei 6 horas seguidas lendo e não fiquei nada cansado. A tela não pisca e não tem luz de fundo. Imagine ler 6 horas seguidas em um vídeo de LCD ou LED. Impossível!

Bom, mas nem tudo são flores.


Segue abaixo alguns pontos fracos do Kindle:

  1. Revistas e jornais são realmente fracos e ruins de ler no Kindle. Por alguma razão que não entendo bem, as revistas vêm com pouquíssimas fotos e os jornais praticamente sem foto ou tabelas. Algumas vezes, o texto sem a foto ou tabela fica sem sentido nenhum. Já me convenci que preciso de um novo gadget para ler revistas e jornais , mas mesmo assim não considero o iPad minha opção de compra, pelo fato de ter sistema operacional proprietário, ser monotarefa (como mencionado acima) e não rodar Flash (Zero-Hora, por exemplo, um jornal local do Rio Grande do Sul, pode ser lida no site do jornal de graça, mas é todo baseado em Flash, o que torna impossível lê-lo no iPad). Além disso, você consegue ler diversas revistas no Zinio. Eu sou assinante da Harvard Business Review por lá. Leio do meu notebook em casa. Sim, sinto muita falta da mobilidade que o iPad me daria: sentar no sofá, ligar o aparelho e já sair usando um aparelho peso-level. Hoje, muitas vezes uso meu computador de mesa para ler as minhas assinaturas de revistas digitais devido ao desconforto de ler a partir de um notebook. Mesmo assim, não vou comprar o iPad. Vou esperar sair o Eee Pad da Asus ou qualquer outro tablet com sistema operacional aberto, que me permita fazer o que eu quero em multitarefa

  2. As páginas poderiam virar um pouco mais rápido - não é uma coisa essencial, mas quando se precisa ir adiante e voltar diversas vezes devido a um texto complicado, o tempo de espera entre uma página e outro pode se tornar irritante. Em uma leitura normal, você nem nota.

  3. O contraste certamente poderia ser melhor. O fundo, por exemplo, poderia ser branco e não cinza. Mas é o preço que se paga pela tecnolgia e-Ink.

Dito isso, estou muito feliz com meu Kindle DX. Quando o uso primário é leitura, certamente o iPad não tem chance contra ele. Se seu uso principal é navegar internet e você não pode ou não quer esperar por um tablet com sistema operacional aberto e multitarefa, aí sim, talvez sua escolha seja o iPad.

A grande lição que tirei é que o que parecia bastante claro no início (iPad ser uma solução muito melhor do que o Kindle) mostrou-se completamente errada com o tempo. A sensação inicial de euforia causada pelo iPad foi passando depois da leitura de revisões e visualização de vídeos e de experimentá-lo pessoalmente. Não siga as revisões de outros usuários ou revistas cegamente. Muita gente fala sem experimentar as outras soluções ou simplesmente tem um uso completamente diferente do seu.

Dr. Zambol
--