quinta-feira, 6 de maio de 2010

Motivação e Enganação

Motivar é uma arte. Quando tudo está certo, motivar é a coisa mais simples do mundo - qualquer um faz. Diante de situações extremas, os motivadores natos são a chave para a manutenção do foco e do estado de espírito. Os enganadores, aqueles que tentam motivar com fórmulas prontas e frases feitas, destroçam o time pois geram mais confusão e ódio.


Espero que três exemplo sejam suficientes para distinguir essas duas raças tão diferentes mas tão semelhantes fisicamente.

João trabalhou quatro finais-de-semana seguidos, 12 horas por dia. Foi domingo a domingo sem parar.
O enganador, em uma reunião de time, diz que João é um exemplo porque se matou trabalhando e entrega mil reais em dinheiro. "Esse é o bônus do João pelo trabalho magnífico que fez. E ele sabe que o próximo projeto grande vai pra ele agora! (apalusos) Quem quiser esse bônus, fala com o João que ele explica como ganhar. Temos trabalho sobrando por aqui e poucas mãos prontas para assumi-lo".

O motivador envia uma carta para a esposa de João. "Maria, sabemos que exigimos bastante do João. Ele trabalhou incansavelmente no último mês e fez toda diferença - ele foi a chave para esse grande projeto. Mas grandes pessoas como João sempre têm um suporte magnífico por trás. E venho por meio dessa carta, em nome da empresa Motivation expressar nossa gratidão pela sua paciência e compreensão. O mundo seria melhor com mais Marias e Joãos. Espero que se divirtam e viagem para um lugar bacana na semana de folga que João escolher tirar".

Marcos teve uma excelente idéia de como reduzir o número de falhas na produção dos pneus aro 17, que tinham uma enorme taxa de rejeição no controle de qualidade. Ele faz o primeiro esboço do processo prático para reduzir essas falhas e apresenta ao Manuel, o chefe de operações.

O enganador, depois de ler atentamente o documento de Marcos, sorri e exclama:
- Bárbaro. Simplesmente bárbaro. Gostaria que você me entregasse a segunda fase, com o passo-a-passo para a implementação desse processo na próxima segunda-feira. Quero apresentar ao nosso diretor no início da semana que vem! Se conseguirmos fazer isso, tu tem minha palavra que vou lutar pela tua promoção com unhas e dentes!

O motivador, depois de ler atentamente o documento, se vira para Marcos e exclama:
- Excelente Marcos. Você não só teve uma idéia sensacional mas também esboçou os primeiros passos para a solução do problema. Vi que faltam alguns detalhes. Qual você acha que é o próximo passo?
- Preciso de alguns dados de produção, já estou conseguindo eles para verificar se tudo está correto e otimizar o processo. Depois é a fase de otimização em si, onde queria redesenhar com base nos dados e aí sim posso criar o passo-a-passo da implementação.
- Legal. Que fique claro, sua idéia é tão boa que precisamos colocá-la em prática o mais rápido possível. Quantas pessoas você precisa para acelerar esse processo?
- Olha, se me conseguir fulano do setor X, beltrano do setor Y e cicrano do setor Z, consigo isso para o meio da semana que vem.
- Sensacional. Gostaria que você mesmo apresentasse para a diretoria. Se você não se opuser, é claro. Isso vai lhe dar uma visibilidade muito grande, talvez seja o que precisa para dar um salto na sua carreira. E não se preocupe, lhe ajudo a preparar o material final e a ensaiar a apresentação. Sei que tens algumas restrições para falar em público.
Durante uma demissão em massa, o time de manutenção encontra-se completamente desmotivado. Não é por menos, a área era composta por 16 pessoas - 12 funcionários e 4 terceiros. Os 4 terceiros foram dispensados e 4 funcionários foram demitidos. Sobraram só 8 para cuidar de toda a fábrica. O trabalho é muito e o clima de revolta e de tensão é muito grande.
O enganador espera o melhor momento para organizar um almoço com o time de manutenção. No almoço, deixa bem claro que foi completamente contra as demissões, que achou aquilo tudo exagerado e que vai trabalhar pessoalmente para reintegrar cada um dos funcionários que perderam seu emprego.
- Não vamos se entregar pros homi, grita. Sei que não é uma hora fácil, mas fiquem felizes por estarem empregados ainda.

O motivador reúne o time de manutenção em uma sala no mesmo dia da demissão em massa e começa a falar:
- Sei que é difícil de aceitar, mas essa era a única opção para que essa empresa não quebrasse. Empresas funcionam que nem vocês em casa. Se vocês começam a gastar mais do que ganham, dentro de pouco tempo as reservas de vocês se esgotam e vocês ficam sem dinheiro para nada. A solução é cortar os gastos para equilibrar a balança, talvez cortando a NET, o telefone e qualquer supérfluo.
- Nossa empresa, depois da crise, teve os ganhos muito reduzidos devido a queda na exportação. Para que não tivesse que chegar a uma situação extrema de fechar a fábrica inteira, que faria com que todo mundo perdesse o emprego, fez um grande corte para equilibar as finanças. É uma decisão difícil - e foi muito difícil dispensar seus colegas, mas fiz acreditando que foi a melhor opção.
- Soube disso faz uma semana, e tive tempo de contatar diversas outras empresas. Depois de várias ligações, já consegui entrevista para dois deles - o Fernando e o Murilo. Estou trabalhando para conseguir entrevistas para os outros. Por isso, nos próximos dias, talvez esteja fora no início da manhã, mas é por uma boa causa - estou indo pessoalmente em algumas empresas.
- Gostaria de deixá-los tranqüilos e de garantir que as demissões já acabaram. Vocês sempre foram um time excepcional e preciso que vocês se superem nessa fase difícil - vai ter mais trabalho para cada um de vocês, mas vou estar do lado de cada um.

Às vezes a diferença é sutil. Mas o enganador gera motivação individual e de curto prazo. O motivador visa à motivação de grupo e de longo prazo. É por isso que, na hora H, não há pessoa pior de se ter do lado do que o enganador - o Chacrinha organizacional.

Dr. Zambol
--