quarta-feira, 26 de maio de 2010

As Regras da Garagem

Talvez, um dos símbolos mais fortes associados ao modelo de star-ups criado no Vale do Silício seja a garagem. Ainda que empresas como a Apple, Microsoft ou mesmo o Google tenham a sua história associada a ele, nenhuma empresa tem a garagem tão incrustada no seu DNA quanto a HP. Criada literalmente em um fundo de quintal com um capital de $568 dólares pelos dois simpáticos velhinhos da foto ao lado, a HP se tornou uma das maiores empresas de computação dos dias de hoje. Tamanho o simbolismo, essa garagem foi tombada como patrimônio histórico da Califórnia e hoje contém uma placa de bronze que indica que ali nasceu o Vale do Silício.

Mas isso é conhecimento popular. O que nem todo mundo conhece são as "Regras da Garagem". Compiladas por Carly Fiorina, então CEO da HP em 1999, elas resumem a filosofia criada por Hewlett e Parckard para gerir o seu empreendimento. O mais interessante é que esse conjunto de valores e práticas continua extremamente relevante nos dias de hoje, servindo como inspiração para empreendedores ao redor do mundo. São essas as onze regras da garagem:

- Acredite que você pode mudar o mundo

- Trabalhe rápido, mantenha as ferramentas a mão, trabalhe a qualquer hora, em qualquer lugar.

- Saiba quando trabalhar sozinho e quando trabalhar em grupo.

- Compartilhe ferramentas e idéias. Confie nos colegas.

- Sem política. Sem burocracia (coisas ridículas em uma garagem).

- É o cliente quem define se um trabalho foi bem feito.

- Ideias radicais não são más idéias.

- Invente diferentes maneiras de trabalhar.

- Faça uma contribuição todo o dia. O que não adiciona valor(não tem qualidade), não sai da Garagem.

- Acredite que juntos podemos fazer qualquer coisa.

- Invente.

Particularmente, não sou fã de Fiorina, que teve um período atribulado a frente da HP, mas não posso deixar de concordar com as palavras dela a respeito da lista:

"Eu acredito que se você carregar essas regras consigo na sua jornada, se você criar um ambiente onde os corações e mentes estão completamente engajados, onde a estratégia é enobrecedora, onde grandes aspirações são alimentadas pelo desejo das pessoas de fazer algo que importa, então você conseguirá tocar aqueles que encontrar no caminho."
Carly Fiorina, HP CEO, 2000

[]s
Jack DelaVega