terça-feira, 13 de abril de 2010

Três Anos

Pessoal:
Essa semana a Tribo do Mouse faz três anos. Em comemoração, estamos re-publicando o post que o Reggie escreveu no nosso primeiro aniversário. É um texto que fala um pouco do nosso começo, nossas motivações e principalmente sobre paixão pelo trabalho. Espero que gostem.


Três anos de Tribo, mas ela sempre esteve lá

Passou rápido. Ainda parece mês passado. Me lembro de estar em Porto Alegre, se não me engano na Cachaçaria Água Doce, tomando uma cerveja e comendo uns petiscos. Estavam eu, Dr. Zambol, Jack DelaVega e mais alguns amigos do trabalho. Discutíamos alguns ocorridos recentes, coisas que haviam nos deixado mais uma vez indignados com o tal Corporate Game, a facilidade com que a falsidade e interesses menores se sobressaem em um ambiente de escritório, levando você junto. Se bem me lembro, alguns dias depois, o Jack publicou o primeiro post da Tribo (que naquela época não se chamava assim ainda), nos convidando para fazer parte dessa jornada.

Mas eu não vejo a Tribo nascendo ali. Para mim ela já existia há muito mais tempo. No meu caso ela vem desde a época em que eu ajudava meu pai a preparar as suas palestras sobre mudança organizacional. Quando ele pescava mensagens em discursos de filmes e fazia uma analogia com a vida no escritório, que para ele era uma indissociável extensão da nossa vida pessoal, feliz e infelizmente. A Tribo estava comigo quando comecei no meu primeiro emprego e quando pela primeira vez fiquei indignado com o meu chefe. Tenho certeza que ela estava lá quando ingenuamente eu fui usado em briguinhas menores no escritório, e também quando percebi que as pessoas são usadas no dia-a-dia muito mais facilmente do que eu pensava.


Não tenho como falar pelo meu amigo Dr. Zambol, mas acredito que a Tribo já estava com ele quando alguém duvidou da sua capacidade pela primeira vez, e ele provou que estavam errados. Percebi o espírito da Tribo nele quando trabalhamos sentando lado-a-lado durante poucos meses, num dos períodos mais gratificantes da minha curta vida profissional (nunca eu tive tanta vontade de acordar e ir trabalhar como quando sentava com os “Galáticos”). E tive certeza de que fazíamos parte da mesma Tribo quando ele me deu um dos mais fantásticos feedbacks que já recebi, na frente de um enorme grupo de pessoas em um treinamento de liderança.


Também não poderia falar pelo meu amigo Jack DelaVega, mas imagino que a Tribo também já estivesse com ele há muito tempo atrás. Acredito que a sua trajetória profissional sempre ascendente deve ter sido acompanhada de enormes questionamentos, principalmente para um cara que gosta tanto do que faz. Me lembro claramente de perceber o espírito da Tribo nele quando conversamos pela primeira vez, uma conversa que me fez imediatamente descartar um monte de bobagens que tinha ouvido a respeito dele. Ali estava um cara com quem eu iria aprender. E não demorou muito, acho que aprendemos juntos muitas coisas, como quando vivenciamos um “pequeno” conflito ético no trabalho, ou como quando ele sem pedir nada em troca me ajudou a galgar posições na minha carreira.

A Tribo sempre esteve lá, nós só a traduzimos em palavras. Ela está com cada um de vocês que se angustia, se frustra, ri, chora, tem vontade de xingar o chefe e bater um papo com o colega. Estará sempre com quem percebe que o trabalho é realmente uma extensão indissociável da nossa vida. Com quem escolhe fazer a coisa certa. Com quem nunca desiste de seus sonhos. Com quem não perde a capacidade de indignação. Com quem é honesto, ético, com quem trabalha duro. Com quem acima de tudo é apaixonado pelo que faz.

Espero que nesse tempo o seu trabalho tenha lhe dado mais alegrias do que normalmente, mesmo que tenha sido apenas quando você leu o post da Tribo. Estaremos por aqui por mais algum tempo, trabalhando para que isso aconteça. 

Abraços, 
Reggie, the Engineer.