quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sam e Condado

Me surpreende que O Senhor dos Anéis, uma das obras primas da mitologia Nerd, ainda não tenha sido citado por aqui. Em uma das minhas cenas preferidas, na Sociedade no Anel, Sam, o fiel escudeiro de Frodo, menciona:
- Esse é o mais longe que eu já fui do Condado.
Naquele exato momento ele tem certeza de que se der mais um passo, se afastar-se por mais um metro que seja do Condado, sua vida será alterada para sempre, o que de fato se confirma no resto da trama. É fascinante analisar o "efeito borboleta" que determinadas decisões têm no rumo de nossas vidas e eu poderia escrever vários posts ou até mesmo um livro a respeito desse assunto, mas esse não é o meu tema de hoje.

Meu ponto é que a decisão de Sam de ir adiante, de abraçar o inesperado e assumir riscos impensáveis ao dar um simples passo a frente, é apresentada inúmeras vezes em nossa vida e pode ser o fator determinante para uma carreira de sucesso. Assumindo que no competitivo mercado de trabalho grande parte dos fatores que diferenciam os profissionais são equivalentes, o que realmente importa para uma carreira de sucesso? Se todos os candidatos possuem experiência profissional, qualificações técnicas e educacionais, idiomas, inteligência emocional, o que efetivamente faz a diferença?

A maneira com a qual você define os seus limites e a sua disposição para assumir riscos em função deles. Simples assim.

A definição de limites pessoais está relacionada ao preço que você está disposto a pagar por suas escolhas. Exemplo: Eu quero ser um piloto de fórmula 1, mas não quero deixar de morar em Bagé. Complicado. São limites que uma vez impostos reduzem enormemente o seu horizonte de carreira. Ah, como seria bom se minha namorada aceitasse morar em São Paulo, assim eu poderia tentar uma vaga no Google. São as legítimas "bengalas" que utilizamos para justificar nossas escolhas, principalmente as que não temos como defender.

Com relação a assumir riscos a verdade é a mesma. Não existe frase mais verdadeira do que: "Maior o risco, maior o prêmio". Os saltos de carreira só ocorrem assim. Trocar de emprego, assumir uma nova função, mudar de área, propor uma idéia diferente, são apenas exemplos encontrados na grande maioria das carreiras de sucesso. Profissionais vencedores aceitam e assumem os riscos como uma constante no processo de crescimento.

É claro que não existe certo para todos e cada um possui sua própria ambição, mas é muito importante convivermos bem com nossas escolhas. Entenda bem essas regras antes de olhar para o lado e dizer:
- Ah, o fulano teve sorte, ele estava na hora certa no lugar certo.
Apesar de reconfortante, isso raramente é verdade.

[]s
Jack DelaVega