quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hot Button

Cristian apresentou-se na recepção e foi encaminhado para o seu novo chefe. O homem o recebeu com um sorriso e conversaram por mais ou menos uma hora. Ele definiu claramente suas expectativas com relação a Cristian e comentou que precisava de um novo gerente para dividir as responsabilidades do setor. Finalmente, foram conhecer o escritório e o resto da equipe.
- E esse é o lugar mais importante da empresa. - Brincou.  - A sala do cafezinho.
Enquanto demonstrava o funcionamento da fabulosa máquina de café expresso, foram interpelados por um funcionário:
- Nelson, preciso de uma ajuda sua. Ainda não consegui resolver o problema do relatório para o pessoal do Comercial e eles estão me cobrando desde a semana passada.
- Tudo bem, sei que eles estão precisando disso para ontem. Depois dessa reunião eu procuro você e a gente resolve isso juntos.
Minutos depois, já no corredor, uma cena parecida aconteceu. Outro funcionário apareceu pedindo ajuda:
- Nelson, ainda não conseguimos resolver o problema com o servidor de banco de dados. Ficamos indisponíveis mais uma vez essa manhã.
Mas dessa vez a resposta de Nelson foi diferente:
- Raul, já é a segunda vez que temos esse problema. A minha expectativa é que vocês consigam resolver situações assim de imediato. Ou, que pelo menos peçam ajuda quando não conseguirem. Quando o problema chega a mim em "Modo de Crise" não há muito que eu possa fazer a não ser gerenciar a pressão do usuário.
O chefe continuou:
- Preciso do serviço re-estabelecido o mais rápido possível, não importa de que jeito. Depois disso, sentamos para fazer uma análise da causa e definimos um plano de ação, ok?
- Ok chefe.
Cristian ficou desconfortável com a conversa. Foi como se o chefe tivesse dois pesos e duas medidas, tratando o primeiro com complacência e o segundo com severidade. O desconforto não passou despercebido de Nelson, que perguntou:
- Você não concorda com o jeito que agi com Raul?
Cristian tentou ser político com o novo chefe, mas isso não era a sua especialidade.
- Para dizer a verdade fiquei um pouco confuso, parece que você usou critérios diferentes para os dois.
- Entendo, você acha que não fui justo. Deixe-me explicar. Minhas expectativas são as mesmas para ambos. Espero que cada um dê o melhor de si aqui dentro. Mas não sou ingênuo de esperar os mesmos resultados de pessoas diferentes. Cada um tem o seu "hot button", ou seja, cada pessoa se motiva de maneira diferente. O Raul, por exemplo, está acostumado a trabalhar sob pressão, é dessa maneira que ele produz melhor. Isso significa que vou ser mal-educado com ele? Certamente que não, mas sei que ao ser mais enfático nas minhas expectativas consigo um melhor desempenho dele. Se eu fizesse isso com o Carlos o nervosismo o impediria de trabalhar. Ele precisa de um coaching mais próximo para produzir melhor.
E concluiu:
- Ter os mesmos critérios e expectativas com os membros da sua equipe não significa, necessariamente, agir da mesma maneira com todos.
Primeiro dia, primeira aula. Vou gostar de trabalhar aqui concluiu Cristian enquanto tomava o último gole do seu delicioso café expresso.

[]s
Jack DelaVega