quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Sono de Criança

Acordo às 3:30 da madrugada com o choro do bebê. No começo acho que é manha dele, toda a criança é assim. Deixo ele resmungar no berço por alguns minutos, mas o choro não para. E hoje é a minha noite na escala. Pego ele no colo e, depois de embalar um pouco, percebo que perdeu o sono. Fazê-lo dormir novamente vai levar mais tempo do que eu esperava. Vamos para sala, assistir a TV me distrai, e parece que a ele também.

Enquanto o embalo pela sala, faço uma revisão do meu dia.
Métricas, métricas, métricas.

Levo 15 minutos entre a cama e a cozinha, já passando pelo banheiro. Sou um daqueles sujeitos que não toma banho pela manhã. Não é falta de higiene, mas cada minuto de sono pela manhã é precioso. Também não tomo café da manhã, no máximo um leite com Nescau. Mais 15 minutos dirigindo para o trabalho. Chegando lá, ligo o notebook, começo a ler os e-mails e levanto para pegar o primeiro cafezinho. Ao todo são pelo menos 4 ao longo do dia. Isso quando a coisa não complica, nesse caso passo fácil dos 6 copinhos. E aí começam as reuniões, uma atrás da outra, sem trégua. Ao meio dia um almoço rápido, 45 Minutos no máximo. Fast-Food, Junkie-Food, o que seja. O sujeito que inventou isso certamente trabalhava demais. De volta ao escritório segue a rotina. Mais reuniões, mais café. Lá pelas 5:30 a coisa começa a acalmar, mas então tenho que enfrentar novamente a minha caixa postal. Já são quase 100 mensagens pedindo, implorando para serem lidas.

Depois de mais de meia hora com os olhos abertos ele começa a piscar. E nessa hora ele resmunga, joga a chupeta fora, luta contra o sono que vem chegando. Eu embalo mais forte e tento lembrar da melhor canção de ninar que conheço, o que não ajuda muito devido ao meu repertório limitado e voz de taquara rachada. Enquanto isso retorno para o meu dia-a-dia.

Ontem na volta do almoço passei pelo colégio que fica perto do serviço. As crianças se divertem. Lembro do meu tempo de guri e de como as coisas eram mais fáceis:
- Beleza Pedrinho
- Beleza.
- Tu trouxe a bola?
- Que bola? Hoje não era o meu dia, quem ficou de trazer a bola foi o Marquinho.
- Eu não, hoje era o teu dia.
- Não era!
- Assim não dá, como é que a gente vai jogar bola hoje? Estragou o recreio Pedrinho. Não dá mesmo para confiar em ti pra nada.
Esse era o meu pior dia na escola, tudo na vida é uma questão de perspectiva.

Sentamos no sofá, ele finalmente cai no sono. Antes de adormecer eu penso: Espero que ele possa aproveitar a infância do mesmo jeito que eu aproveitei a minha. É difícil encarar a vida adulta sem boas lembranças do passado.

[]s
Jack DelaVega