sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Existem Heróis Hoje em Dia?

"Um herói é qualquer pessoa que possui a capacidade de superar de forma excepcional um desafio ou problema de dimensão épica."

Será que existem heróis hoje em dia?

Esses dias me deparei com a pergunta acima. Como as ações de um herói são sempre atribuídas ao sucesso, no meio do meu pensamento comecei a me perguntar por que algumas pessoas têm sucesso e outras, mesmo buscando-o incessantemente, nunca o alcançam. Parecia que precisava responder a essa pergunta antes de seguir adiante...

A pergunta em si já é muito difícil de ser respondida. Não podemos fazer uma análise minimalista e dizer que uma pessoa tem sucesso simplesmente porque tem sorte; muito menos podemos dizer que uma pessoa tem sucesso única e exclusivamente devido ao seu esforço. Está claro que ambos os fatores estão envolvidos - e uma pitada de sorte, destino ou seja lá como você chama (alguns dizem que o apelido de Deus é "Coincidência") é essencial para que uma pessoa tenha sucesso.

Se pensarmos bem, tudo começa no nascimento. Se eu tivesse nascido em um país com guerra civil e em uma familha pobre, talvez hoje estaria subnutrido, analfabeto e quem sabe com alguma cicatriz de guerra já. Aí está. Tudo então começa com o fator sorte...

Quando uma pessoa consegue uma posição boa em uma empresa, talvez até exista o fator sorte, mas manter-se na posição exige esforço e comprometimento do indivíduo. Se não fosse assim, certamente a pessoa seria desmascarada rapidamente. Veja bem, isso não tem nada a ver com competência. Ela pode ser incompetente aos seus olhos, mas ela faz alguma coisa bem, que talvez você não faça, para manter-se naquela posição.

Mas depois de conseguir chegar na conclusão acima, percebi que, na verdade, não tinha avançado em nada na minha resposta. Afinal, o sucesso para algumas pessoas é completamente diferente do sucesso de outras. Como tinha tempo livre, não me contentei com esse "pequeno empecilho" e decidi então generalizar para conseguir minha resposta.

"Sucesso para uma pessoa é o que faz ela se sentir bem com ela e com o mundo"

O problema com a filosofia é que sempre tem um nível a mais. E a sentença "se sentir bem com ela e com o mundo" pode ter milhares de conotações e sentidos diferentes para um grupo de pessoas.

Quando estava prestes a desistir, percebi que o problema acima certamente era um problema de dimensões épicas, o que me levou a definição de herói novamente (vou repeti-la abaixo):

"Um herói é qualquer pessoa que possui a capacidade de superar de forma excepcional um desafio ou problema de dimensão épica."

Não seria então "herói" aquela pessoa que entende exatamente o que é sucesso para si e que não se quebra diante de qualquer desafio que o desvie do seu caminho para alcançar o sucesso?

Um herói nos dias de hoje então não seria o trabalhador que entende exatamente o que lhe faz feliz, sabe exatamente as suas convicções e segue sua ética e valores independentemente do ambiente e da empresa onde está?

Se realmente for, o herói de hoje às vezes é demitido por fazer a coisa certa; por ter seus valores morais acima de qualquer valor corporativo. O herói de hoje é aquela pessoa que entende que está naquela posição não somente por seu próprio mérito, mas pela sorte de ter nascido naquela familha, naquele país e pela sorte de ter tido um caminho que o levou onde ele está. Por isso mesmo, nunca despresa as outras pessoas.

O herói de hoje entende que no seu caminho para o sucesso, o trabalho é um mero meio e, por assim ser, deve ser desdenhado quando não lhe convém mais. O herói hoje é feliz no trabalho e em casa, porque entende a sua condição e suas limitações, mesmo sempre tentando superá-las. O herói de hoje é aquele que perdoa, pois sabe que o seu próprio caminho é cheio de falhas.

O herói de hoje, pode ser você...

"Dê a um homem tudo o que ele deseja e ele, apesar disso, naquele mesmo momento, sentirá que esse tudo não é tudo". Kant, em conversa com o historiador russo Nikolai Karamzin.

Dr. Zambol
--