segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Aberto para Balanço

Último post de 2008. Bom, normalmente no final do ano entramos em recesso, re-publicação, aquela coisa. Então, post mesmo, novo em folha, é o meu último. Sempre faz ser escrito de maneira diferente.

Olho para o meu primeiro post de 2008. Uma descontraída para quem acabava de voltar das férias. Nem quero pensar nisso, mal me falta uma semana para 'entrar' em férias. O ano começou com sensações diferentes, Tribo, carreira. Na Tribo estávamos à todo vapor, produzindo como nunca. Na carreira, era um período complicado. O tal período de incubação de um expatriado ainda estava vigente, a saudade batia forte, e os obstáculos para mais um estrangeiro no escritório pareciam intransponíveis. Que nada, foi uma barbada. Depois que embalou, peguei gosto de novo, não adianta, quem gosta do que faz é assim, pode enjoar um pouco, pedir água, mas assim que o chamado é feito a gente está pronto novamente para atendê-lo.

E tudo acabou passando muito rápido, como sempre, e como nunca. O trabalho esse ano foi como nunca eu tinha experimentado em termos de volume. A Tribo que o diga, atrasei vários posts por causa disso. Bom saber que eu ainda aguento pancada. Responsabilidade também, como eu nunca havia tido. Que bom, não é? Sempre é mais recompensador. Parece ironia mas um ano tão bom profissionalmente será antecessor de um que pode ser um desastre. É isso mesmo. Aqui na Europa, quem não se comportou vai ganhar do bom-velhinho um lay-off de presente em 2009. Redundância, chamam eles. Nada que se pudesse imaginar no início de 2008. Não, a 'crise' então parecia algo tão distante... Tomara que para os meus amigos no Brasil não aconteça o mesmo.

Perdi cabelos, mas ainda não ganhei nenhum branco. Fiquei um pouco mais rico. Fiz novos amigos, mas deixei de ver e bater um papo com inúmeros outros. Emagreci e engordei, soma zero. Pratiquei 2 novos esportes. Não fui disciplinado em ambos. Aprendi a assistir rugby na TV. Também, do jeito que o meu time de futebol me frustra, não tem muita opção. Acho que não ofendi ninguém esse ano no blog, o que é lucro. Acho que também não tive que tirar nenhum post do ar. Melhor ainda! Ah, esqueci de dizer: não fui promovido, mais uma vez. Mas a minha esposa foi. Ela agora gerencia a unidade aqui de Dublin. E tem um mentor espetacular, vai longe. É o novo orgulho da casa. A banca paga e recebe.

O saldo é sempre positivo. Ainda mais quando a gente lê um comentário como esse do Fernando. Nossa, isso vale um emprego e meio. Esse prazer eu tenho certeza que continuarei tendo em 2009, a Tribo não pára. Quem sabe não aparece o tal do livro, hein?

Forte abraço a todos, bom Natal e um 2009 cheio de minhocas na cabeça.

Reggie, the Engineer.
--