sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Os nerds amam e também têm vícios

Que dia feliz. Depois de uma semana angustiante na mais profunda escuridão digital, o acesso à minha caixa-postal de e-mails foi finalmente re-estabelecido. Entro no programa de correio eletrônico e confiro o resultado: 317 mensagens não lidas. Difícil descrever a sensacão, mas com certeza satisfacão, sorriso de canto de boca e auto-estima em alta se fazem presentes.

Perco de 2 a 3 horas absorvendo aquelas mensagens. Algumas são de seres humanos normais, querendo notícias, desejando o seu bem. Outras não passam de resultado de linhas de código em programas de computador, notificando problemas ou simplesmente dando sinal de vida. Mas são 317 mensagens. Todas minhas, só minhas, minhas preciosas, todas endereçadas a mim (mesmo que seja em cópia). Umas poucas solicitam ou merecem resposta. A maioria acaba desintegrada no vazio da lixeira virtual. Depois dessas 2-3 horas, termino com 23 mensagens que merecem ser guardadas mais um pouco. Dessas, talvez umas 12 fossem realmente importantes. Apenas 1 eu não poderia perder de jeito nenhum. Mas foram 317 mensagens.

Parece mentira, mas essa situacão bizarra aconteceu comigo a uns dias atras. Parei pra refletir um pouco e me pareceu um tanto absurdo. Mas a verdade é que o e-mail tornou-se um vício, assim como várias outras ferramentas vinculadas à Internet. Atire a primeira pedra quem nunca sentiu-se ligeiramente triste quando ao chegar no escritório em uma segunda-feira pela manhã encontrou menos de 5 e-mails em sua caixa-postal. A sensacão é horrivel, a auto-estima vai lá embaixo e o nerd se vê enfrentando uma crise de identidade. Amigos já me disseram que, de maneira similar, precisam entrar no Orkut e ver recados deixados lá, caso contrário surtam. Certamente outros precisam entrar no IM de noite e serem procurados por alguém. De outra forma são todos perdedores, escória, vagabundos que não tem a menor importância no mundo. Certamente já devemos ter casos de pessoas viciadas em celular e em blackberry.

Quando recebemos um e-mail, nos sentimos importantes, necessários. Alguém pensou em você, nem que fosse por um nano-segundo. No pior caso pensou em uma lista de distribuicão, mas da qual você orgulhosamente faz parte. Vício.

Que coisa, é realmente um absurdo. Mas OK, confesso... volto no mínimo umas 3 vezes ao dia a TriboDoMouse para conferir os comentários...

Reggie, the Engineer.
--