quinta-feira, 29 de março de 2007

Mamãe quero ser Astronauta

Acho que toda a criança já disse isso pelo menos uma vez. Na minha visão Arquitetos de Software são o equivalente em Computação para os Astronautas. Ok, alguém pode argumentar que na verdade os programadores querem mesmo é virar Gerentes de Projeto ou Gerentes Funcionais, mas isso não é verdade. Gerenciamento normalmente não é uma alternativa intencional de carreira, é muito mais um fatalismo, uma distorção gerada pela inexistência da carreira em Y no nosso país, mas discorro sobre isso outro dia.


Voltando aos Arquitetos, eles sim são o sonho de carreira dos desenvolvedores, pelo menos de uma parte deles. E como os Astronautas ninguém sabe direito o que eles fazem. Como assim? É óbvio, definem, descrevem, desenham Arquitetura. Fácil não? Nem tanto, defina Arquitetura. Estamos falando do nível de aplicação? De banco de dados? Enterprise Architeture? É uma verdadeira salada. Outra similaridade que me chama a atenção é o processo de formação desses profissionais. Já ouviram falar de Astronauta em início de carreira? Faculdade para Astronauta? Complicado né. Além disso, o fato é que não precisamos de tantos astronautas assim, é uma profissão para poucos mas bons.

Talvez por isso eu receba com certo preconceito as respostas dos candidatos a emprego que entrevisto quando eles mencionam que já são Arquitetos de Software. São em sua maioria “wannabes”, e como tem. Ficam repetindo e repetindo seu título na esperança que alguém acredite.

Living the Dream
Em tempo.
Tive a oportunidade de almoçar com o Reggie e um Arquiteto que levantou as mesmas questões descritas acima. Mas diferente dos simples mortais ele decidiu fazer algo a respeito, o resultado está no link abaixo. Vale à pena dar uma olhada.
http://www.iasahome.org/

[]s
Jack DelaVega