segunda-feira, 26 de março de 2007

Como Não Ser Tão Medíocre

Você já parou para pensar quantas vezes ficamos contentes com o “mais ou menos”? Será que a frase “o ótimo é inimigo do bom”, tão ouvida nas empresas de TI, lavou o nosso cérebro? Porque ficamos satisfeitos com a reunião inútil e imbecil de status que temos todas às terças-feiras?

Às vezes me pergunto se realmente estamos satisfeitos com o mediano ou se apenas ficamos conformados, inertes. Um homem barbudo de 2000 anos atrás já falava “Ou é quente ou é frio – o morno, eu vomito”. Não sei se o leitor o conhece. Chamava-se Jesus.

O que quero colocar aqui é que se não fizermos nada para impedir isso – nos tornarmos agentes ativos do morno, do podre. Termos consciência disso é só o início. Mas isso é um blog, não um livro de auto-ajuda. Deixe-me, portanto, ser um pouco mais prático.

Imagine-se numa das famosas e famigeradas reuniões de status. Sim, aquelas reuniões que começam 10 minutos atrasadas e a única coisa que se ouve é como os projetos estão indo. Ações? Ninguém anota, ou, se existem, são sempre tomadas pelo responsável do projeto. Sei que você já teve e ainda tem reuniões desse tipo. Qual o motivo dessa reunião afinal?

Como gerentes, temos responsabilidade perante a empresa de otimizar o tempo de todos. Infelizmente, às vezes o que vemos é o extremo oposto. Se você é o responsável pela reunião, saiba o que os outros pensam dela, constantemente. Não entendo como hoje, com o feedback tão difundido, ainda tenhamos reuniões tão ruins. Comece, por exemplo, acabando a reunião 5 minutos antes e peça feedback para um dos participantes – mas, pelo amor de Deus, não pergunte “o que você acha disso”. Use perguntas-afirmativas, abertas, como “Como você acha que podemos fazer a reunião mais efetiva?”. Depois de 5 ou 6 feedbacks, certamente você aprenderá muitas coisas que podem ser alteradas.

Ok, mas e se você não é o responsável pela reunião? Bom, comece trabalhando com o dono da reunião. É sua obrigação avisá-lo que ela não está sendo efetiva. Mostre-o quais mudanças são necessárias: mas venha com uma lista pronta de idéias. Caso não dê certo, ainda é sua função otimizar o tempo de todos. Tente proteger a sua equipe de reuniões imbecis. Por exemplo, apenas uma pessoa pode assisti-la, ouvir baboseiras por 1 hora e, mais tarde, resumi-las em um e-mail de 10 linhas para todo o time.

Sim, sei que estou falando o óbvio. Mas meu sonho é que coisas óbvias como essas estejam no dia-a-dia de todos. E não falo isso apenas para reuniões. Contratações, divergências com outros times (por exemplo, a famosa briga Desenvolvimento x Suporte) ou até uma carta pedindo mais dinheiro do financeiro – às vezes só nos falta a coragem de sair da conformidade, de usar ferramentas universais como o feedback ou a objetividade - de não ser tão medíocres. Às vezes o que falta é só levantar o braço e, como diz meu amigo Jack DelaVega, fazer a pergunta certa. Já pensou quantas coisas do dia-a-dia não podem ser alteradas com simples perguntas, feedbacks ou minúsculas ações?

Mas não se preocupe, não tenho a esperança de acabar com a mediocridade. Talvez seja muito medíocre para alcançar tal façanha...

Dr. Zambol
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