quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Que é um Bom Gerente?

Lendo o excelente texto do Zambol, Meu Gerente não Agrega Nenhum Valor, me dei conta de que muitas vezes não temos claro o que é um “Bom Gerente”. Resolvi então perguntar para nossos leitores, o resultado segue abaixo:

- É alguém que remove as pedras do caminho. Em momentos de tranquilidade a gente nem lembra que ele está lá. Mas, pode ter certeza de que quando precisar pode contar com ele.

- É aquele que sabe tanto quanto você ou mais, pois como já diziam os antigos, "Para poder Mandar é preciso saber fazer o que você esta Mandando".

- Além de ser um bom gestor ele possuir liderança. É aquele que sabe orientar os trabalhos sem necessariamente executá-los.

- É aquele que une uma equipe em torno dos objetivos e ajuda as pessoas a desenvolver suas potencialidades e competências. Aquele que dá dicas, ajuda , cobra e prepara o sucessor.

- É a pessoa que contribui o crescimento da equipe, seja estimulando-a em fazer cursos ou criando novos desafios. É alguém confiável e que sabe delegar tarefas sem comprometer o desempenho de quem reporta a ele.

- Aquele que ajuda quando necessário e não atrapalha quando está “entediado”.

- Alguém que essencialmente saiba lidar com pessoas, tenha liderança no seu DNA, não seja 100% empresa e nem 100% equipe.

- É o líder que consegue atingir e superar os resultados desejados pela organização, através de uma equipe motivada e feliz.

- É aquele que consegue ter a percepção do ambiente de trabalho para traçar a melhor estratégia de convívio entre seus funcionários. Que inspira os funcionários a buscar resultados de uma maneira menos estressante.

- "Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação." Peter Drucker

- O bom gerente não tem que ser unanimidade mas ter em mente quais são suas responsabilidades e se as está cumprindo. Ser "bom" ou "mal" será apenas uma questão de opiniões individuais, carregadas de "boas" ou "más" experiências enquanto liderados.

- Gerente bom sabe quando ser firme e quando ser maleável em suas decisões, reconhece e valoriza os esforços de seus empregados.

- Gerente bom é gerente morto (tem sempre um revoltado).

[]s
Jack DelaVega