terça-feira, 24 de agosto de 2010

Curtas - O Fim da Gestão

Não é nenhum segredo, muito menos novidade, mas vale à pena repetir. O rádio como meio de comunicação demorou 38 anos para atingir uma audiência de 50 milhões de pessoas. A televisão foi um fenômeno muito mais rápido e atingiu o mesmo feito em apenas 13 anos. A Internet, por sua vez, alcançou a marca de 50 milhões de pessoas em apenas 4 anos. O iPod precisou de 3 anos. O Facebook consegiu em cerca de 2 anos.

--

Em Setembro de 2008, o gigante de 160 anos na área de serviços financeiros Lehman Brothers declara falência, citando uma dívida de mais de 700 bilhões de dólares. Até então, o grupo havia apresentado lucro anual na casa dos 4 bilhões de dólares nos últimos 2 anos (2006 e 2007). De maneira semelhante, em Junho de 2009, a General Motors - orgulho da indústria americana, maior fabricante mundial de veículos com 101 anos de história - declara falência após registrar perdas de mais de 80 bilhões de dólares nos últimos 4 anos.

--

Fast-forward para o presente. Agosto, 2010. O cliente é um importante órgão do governo. Está interessado em adquirir um software inovador que provavelmente lhe dará uma economia de despesas na casa dos milhões de dólares anuais. Mas a empresa fornecedora é uma start-up com pouco mais de 1 ano de vida, e nenhum cliente de porte comparável. Os tomadores de decisão estão preocupados. Ligam para uma grande empresa do setor, costuram um acordo e sentam à mesa com a start-up. Querem que o software seja 'licenciado' para a grande empresa, de maneira que ela seja a responsável pelo suporte, entre outras coisas. A start-up aceita, não poderia fechar um negócio desse porte com o governo se assim não o fizesse.

Nas palavras do responsável do governo, o racional para a decisão:

- Vocês entendem não é? Estamos muito interessados no produto mas não podemos fazer uma escolha irresponsável. Ao negociar com uma grande empresa eu tenho a garantia de que o negócio não vai fechar do dia para a noite, deixando a gente com as calças na mão...

--

Por isso dizem que o fim da gestão como conhecemos está próximo. Tem um bocado de gente contribuindo para acabar com ela de uma vez.


Reggie, the Engineer (João Reginatto).
--