quarta-feira, 28 de julho de 2010

Meu Gerente não Agrega Nenhum Valor

Se você ainda não falou a frase-título desse post, certamente já ouviu alguns colegas seus falando isso de seus gerentes. E pior: se você é gerente, diretor, vice-presidente ou CEO de alguma empresa, saiba que alguém deve estar pensando isso de você.

Mas goste você ou não do seu chefe, saiba que existe uma razão porque é mais fácil odiar seu gerente do que odiar seu advogado ou seu médico. E não pense que é porque ele manda você fazer coisas que você não gosta ou não concorda: seu médico e seu advogado também o fazem (ou você gosta de fazer exame de próstata?).

E a razão é tópico de uma discussão secular: a gerência não é uma profissão. Antes de você parar de ler esse post e me chamar de xiita desmiolado, saiba que, embora isso não seja um consenso, é a teoria mais aceita hoje em dia.

Se pensarmos em qualquer profissão, veremos que ela compreende pessoas às quais procuramos serviços e conselhos pela nossa falta de habilidade e conhecimento do assunto. Você vai ao médico porque ele tem os meios para identificar e diagnosticar uma doença muito melhor do que você. Um advogado pode lhe dar conselhos que até você não concorde, mas os conselhos estarão embasados em uma lógica que você possui - ele é o expert. Ou seja, existe uma assimetria de conhecimento. Essa assimetria pode ser até temporal e relativa - você pode ir em um restaurante e pedir um Crêpe Suzzette (minha sobremesa predileta) pois você não sabe como fazer. Ora, todos sabemos que depois de alguma busca no Google e alguns experimentos, você até poderá conseguir reproduzir a sobremesa - diminuindo assim a assimetria de conhecimento, mas a habilidade da cozinha em geral, ainda será especialidade do chef de cousine, não sua. A mesma coisa, em menor escala, pode acontecer com advogados e médicos.

Além disso, uma profissão tem um código de ética, que são as leis gerais a serem seguidas pela profissão, e uma entidade ou conselho que regulamenta a profissão. Você pode até gastar 10 anos da sua vida lendo sobre todo o tipo de lei no Google e em bibliotecas - mas você não poderá exercer a profissão de advogado porque você não será reconhecido pela entidade regulamentadora (no caso do Brasil a OAB). Um código de ética para a gerência de negócios pode até ser possível de ser confeccionado algum dia, mas certamente trará muitos desafios, devido a grande abrangência do escopo e do serviço de gerência.

Para tornar mais claro o que estou falando, imagine um serviço prestado por um advogado a uma empresa - redigindo um contrato de prestação de serviços. Ele entregará o serviço específico de redação e revisão do contrato aos gerentes, que por sua vez procurarão outros serviços específicos, como serviço de auditoria, serviço de controle de gastos, serviço da prestação do serviço XYZ específico redigido no contrato e alguns outros, até que tudo esteja pronto.

A prestação de contas no fim do mês seria algo assim:
- Advogado: redação e revisão do contrato
- Auditor Independente: auditoria de documentos e serviços, gerando o relatório ABC
- Controladoria: criação da gerência a automação de gastos
- ....

E o gerente? O que ele fez? Vamos tentar descrever:

- Gerente: coordenação das entregas do advogado e do auditor. Ligação para a controladoria pois esta estava indo num caminho equivocado. Explicação do modelo de negócio necessário para a empresa para a controladoria para que...

Sim, é muito mais difícil descrever: não é específico, não é baseado em uma entrega estanque, não requer uma habilidade única e não é fácil de ser mensurável (medir o trabalho do advogado é extremamente fácil nesse caso - como medir o do gerente?).

São os gerentes inúteis então? Certamente não - só são parte de uma classe que não constitui uma profissão: não possuem código de ética, não possuem entidade ou conselho, não possuem uma habilidade específica, geralmente não realizam atividades estanques e suas tarefas são de uma natureza difícil para mensurar a qualidade e o impacto.

Não é de se espantar que não seja uma profissão e que não possua código de ética, não é mesmo?

Então, antes de pensar que seu gerente é um inútil, pense duas vezes, pode ser pura ignorância sua. E antes de xingar seu funcionário porque ele sempre reclama de você, saiba que talvez falte visibilidade do seu trabalho diário para a sua equipe - sem isso, é fácil passar a mensagem que você não faz nada de útil para o seu time - e a culpa pode ser toda sua...

Dr. Zambol
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