terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Líder Especialista

Interessante como às vezes a gente sabe de uma coisa há muito tempo, mas precisa de um beliscão, um estalo, para ter consciência daquilo.

Outro dia estava conversando com um executivo amigo meu sobre a crise, o futuro próximo, carreira, etc. E em um momento da conversa ele me garantiu que, em geral, os profissionais altamente especializados vão estar em posição privilegiada quando a economia começar a se recuperar. O que ele me explicou a seguir fez todo o sentido para mim e na verdade eu percebi que eu não só concordava com aquilo mas havia baseado boa parte do meu plano de carreira em premissas nesse sentido.

Basicamente estávamos conversando sobre caminhos de carreira que levam a uma posição executiva, e concordamos que o modelo parece estar mudando. O mais normal até um tempo atrás era um aspirante a executivo rodar pelos mais diversos departamentos de uma empresa até ter experiência e amplitude de conhecimento do negócio suficiente para galgar um cargo de chefia. Uma vez alcançada uma posição gerencial, deveria-se então aumentar o escopo de trabalho, o que frequentemente envolvia novas trocas de funções (de vendas para marketing, por exemplo), trocas de local (transferir-se da filial regional para a matriz) ou mesmo trocas de indústria (de bens duráveis para serviços). Tudo isso na ambição de tornar-se um gerente de uma unidade de negócio ao invés de um simples gerente de pessoas, ou gerente de 'gerentes'. Daí para a frente, o céu é o limite.

Mas o mundo está mudando, e com certeza essas posições executivas hoje envolvem mais responsabilidade e mais risco, principalmente. Hoje as mudanças de cenário acontecem muito rapidamente e demandam um conhecimento específico cada vez maior dos líderes. Apenas boa capacidade gerencial e liderança podem não ser o bastante. O líder generalista está dando lugar ao líder especialista. A idéia é que um maior conhecimento específico sobre uma determinada área de negócio propicia uma capacidade de julgamento mais apurada, e um entendimento maior do que pode ou não dar certo.

Hoje, a maioria dos departamentos de RH (das grandes empresas, pelo menos) têm métricas para identificar os profissionais de alto potencial. E imagino que identificar um profissional de alto potencial normalmente tem a ver com identificar aqueles que têm lastro para serem promovidos (funcionalmente falando) no mínimo uns 2 níveis. O que provavelmente vai mudar nessa história é que esses departamentos de RH vão precisar manter no radar também os melhores especialistas dentro da empresa. Quem são as pessoas que mais entendem do negócio, nos mais variados departamentos. São os 'experts'. E esses caras vão começar a brigar de igual para igual por posições de liderança com todos os outros gerentes senior.

Portanto, nesses tempos de crise, aproveite para pensar no que você é especialista. Qual área da sua indústria você domina como ninguém mais. E invista nisso. O tempo para movimentações para a área gerencial baseadas puramente na 'inércia' podem estar acabando.

Reggie, the Engineer.
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