sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A Vida de Pablo – Capítulo 1


Pablo era um cara legal. Não chamava muita atenção, era introvertido, mas um cara legal. Era um profissional da área de TI, havia se formado há alguns anos atrás. Na verdade bem poucos anos atrás, mas Pablo tinha entrado em umas de dizer que tinha mais anos de experiência do que realmente tinha. Mentira mesmo, não tem outra explicação. No currículo eram 3 anos a mais de experiência do que na realidade. E vinha fazendo aquilo há tanto tempo que tinha enganado até a si mesmo. Não tinha namorada, mas estava apaixonado pela Gloria. Bom, mas isto eu conto depois.

O Pablo estava completando um mês no novo emprego. Ninguém havia cumprimentado ele por isso naquele dia, mas também, ele mal conhecia 4 ou 5 colegas de trabalho àquela altura. Pablo estava trabalhando na Bogus, uma seguradora multinacional. Mais especificamente, ele havia sido contratado como programador de computadores sênior, embora achasse que tinha capacidade de sobra para ser líder de projeto. Naquele um mês de trabalho havia feito pouco mais do que realizar treinamentos obrigatórios e participar de reuniões em que o chamavam pelo nome errado.

Dá para imaginar como o emprego do Pablo era emocionante. A Bogus era uma empresa gigantesca, com mais de 30.000 funcionários no mundo inteiro. Tinha um setor de TI enorme também, embora não fosse muito valorizado dentro da empresa. Mas a empresa era grande e Pablo estava feliz, havia finalmente conseguido um emprego em uma organização de porte, depois de anos (OK, nem muitos anos assim) trabalhando para empresas pequenas. A Bogus era daquelas empresas que distribuem umas 5 camisetas promocionais por ano para os funcionários. Isso é coisa de empresa grande, sabe. Tão grande que de vez em quando tem que fazer campanha de marketing interno para os funcionários não esquecerem o nome da empresa. Assim era a Bogus. O Pablo mesmo já tinha ganhado uma camiseta em um mês de empresa. Nada mal para o guarda-roupa surrado de um pós-nerd.

Naquele dia, logo cedo, o gerente de Pablo chegou até a sua mesa. Rick era aparentemente um gerente legal, Pablo estava gostando de trabalhar com ele. “Pablo, podemos conversar um minuto?”. Foram para uma sala de reunião e Rick explicou a Pablo que algumas mudanças estavam acontecendo na empresa. Rick estava se desligando da Bogus e Pablo seria transferido para o setor de seguros de automóveis. Iria trabalhar com León a partir da próxima semana.

Pablo suou frio. Conhecia a reputação de León, uma figurinha carimbada no mercado. Havia ouvido todo tipo de comentários ruins a respeito dele. León era um dos funcionários mais experientes da empresa, e agora seria seu líder de projeto.

Ao voltar para a sua mesa, Pablo acessa seus e-mails e lê uma mensagem nova: “Preciso lhe passar umas tarefas atrasadas. Me encontre amanhã às 8:00 na minha mesa. Grato, León”.

Feliz primeiro mês de trabalho, Pablo.

* Continua na próxima sexta-feira.

Reggie, the Engineer.
--