sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Outro Teste da Capricho

Eu já fiz uma brincadeira uma vez com os testes da Capricho em um post sobre teste de personalidade. Hoje vou fazer isso de novo. Porém, alguns esclarecimentos antes disso:

  • Estou assumindo que praticamente todo mundo conhece/conheceu a tal revista Capricho e seus geniais testes. É algo que fez parte da minha geração, assim como Transformers, Daniel Azulai, Genius e coisas do tipo.
  • Não, eu não sou leitor da Capricho, nem meu perfil se encaixa com o da revista. Mas sempre fui ávido por qualquer tipo de leitura e por isso acabava lendo as edições das minhas irmãs. E realmente achava engraçado os testes da revista, porque normalmente era óbvio qual resposta escolher para ter o resultado desejado. Assim mesmo, elas arrancavam os próprios cabelos quando “descobriam” em algum teste que não iam casar com o homem dos sonhos.

Aqui vai o meu teste então.

1) Você dirige um enorme departamento dentro da sua empresa. Esse departamento tem como responsabilidade estratégica nesse ano desenvolver novos produtos e serviços para a empresa. Os executivos da empresa definiram que os resultados são esperados até o final do ano fiscal, impreterivelmente. O que você faz:

A – Passa essa mensagem para o time e define o final do ano fiscal como data de entrega do projeto. Seu time terá então 12 meses para desenvolver o projeto.

B – Define com sua equipe gerencial uma margem de segurança de alguns meses (por exemplo 2), e explica para o time que essa deverá ser a data de entrega do projeto no sentido de mitigar eventuais riscos. Seu time terá entao 10 meses para desenvolver o projeto.

C – Define com sua equipe gerencial uma margem de segurança de alguns meses (por exemplo 2), mas passa para o time uma data fictícia, 2 meses antes dessa real data de entrega. Seu time terá então 8 meses para desenvolver o projeto.


2) Você é gerente de um departamento e um subordinado seu lhe diz que não tem visibilidade das coisas que acontecem no projeto atual. Para ele, está faltando comunicação de cima para baixo, o time não tem certeza sobre qual rumo está sendo seguido. O que você faz:

A – Marca uma reunião com todo o time e apresenta os detalhes que você tem sobre o rumo do projeto, deixando claro que você também tem muitas dúvidas sobre isso.

B – Define e põe em prática uma estratégia para manter o time o mais informado possível e com objetivos bem traçados, mesmo que existam ambiguidades na sua área.

C – Como forma de desenvolver o seu subordinado, você devolve a pergunta e pede para que ele pense em uma forma de resolver o problema da comunicação. Pede para que ele esboçe uma estratégia e lhe apresente em uma semana.


3) Você gerencia um grande departamento dentro da empresa. Seu departamento conduzirá um projeto importante esse ano, e aparentemente o escopo e a data de entrega são extremamente agressivos quando comparados ao tamanho do seu time. O que você faz:

A – Começa imediatamente a distribuir o máximo de tarefas possível para o time, de maneira que as pessoas se acostumem desde cedo a longas jornadas de trabalho e à ausência de férias, já que essa provavelmente será a realidade durante o próximo ano.

B – Comunica a situação ao time e planeja imediatamente qualquer tipo de ausência que possa ser antecipada (férias, etc).

C – Recomenda fortemente para a mairoria dos integrantes de seu time que eles tirem férias o quanto antes, para que quando o projeto iniciar todos estejam disponíveis o máximo possível.


Agora some 15 pontos para cada resposta A que você marcou, 10 pontos para cada resposta C e 5 pontos para cada resposta B. Sabe qual a conclusão?

A conclusão óbvia é que a vida real é muito mais complicada do que um teste da Capricho. Eu usei as situações acima porque já as presenciei na prática, assim como cada uma das respostas A, B e C. No calor do momento muitas vezes podem existir inúmeras justificativas para ações bizarras como algumas das acima. Então, da próxima vez que você presenciar uma encruzilhada dessas, lembre do teste da Capricho. Quanto menos pontos, melhor.

Reggie, the Engineer.
--