segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Livro Secreto do Gerenciamento

Já tomei a minha decisão, agora não tem volta. Vou revelar, de uma vez por todas, os segredos e truques sujos do gerenciamento. Contar tudo aquilo que aprendemos como gerentes, mas somos proibidos de revelar. Sei que corro o risco de me tornar um pária, de ser renegado por colegas e abandonado por amigos, mas alguém tem que fazer isso e minha decisão já está tomada. Vou me tornar o Mister M do mundo corporativo. É verdade que temo pela minha integridade física. Acreditem, antes mesmo de começar a publicar, já recebi ameaças. Mas não não vou me curvar diante desses covardes, nem ceder ante seus métodos vis. Já é tempo da verdade ser relevada. Para começar, selecionei duas perguntas dos nossos leitores, relacionadas a algumas das secretas práticas gerenciais.

Jack, quando meu gerente não está falando no telefone ele está ouvindo música no iPod, nunca consigo falar com ele. Será que ele não gosta de ouvir os nossos problemas? - Pergunta de Marco Aurélio dos Anjos, de Piracicaba, interior de São Paulo.
Caro Marco, o seu caso não é tão grave assim, mas incomoda. Na verdade, o seu chefe está utilizando algo que chamamos de "iPod Management". Na tentativa de evitar ouvir problemas o gerente, "blinda" os ouvidos com música. Quanto maior o problema, mais alto o volume. Sepultura, por exemplo, é ótimo para problemas cabeludos. Como normalmente é difícil conversar com uma pessoa assim, o caminho natural para alguns funcionários é aprender o alfabeto dos sinais, o que é muito útil em situações de emergência. Outra solução, ainda que temporária, é jogar o iPod dele na caneca de café, quando ele não estiver olhando. Entretanto, a solução mais eficaz, é aplicar o que eu chamo de Jiu-Jitsu Organizacional (JJO), ou seja, usar a força do oponente contra ele. O que nesse caso, consiste em usar a temporária surdez de seu chefe, para conseguir aquela aprovação que você precisa. Por exemplo, quando ele estiver sentado ouvindo música, você chega por trás e fala:
- Chefe, vou emendar o próximo feriado, pode ser?
Aí você imediatamente dá um tapinha nas costas dele, e, quando ele virar, você faz um sinal de sim com a cabeça. A resposta natural da pessoa é justamente retribuir o sim, mesmo que ele não tenho ouvido nada do que você falou. É capaz dele começar a ouvir melhor, assim que se arrepender das coisas com a quais concordou.

Prezado Jack, não sei mais o que fazer, meu chefe envia e-mails à noite, fins de semana, feriados. Outro dia recebi um e-mail dele no Sábado as 2 da manhã. Normalmente não é nada urgente, mas ele me cobra a respostas praticamente imediatas. - Pergunta de Carlos Ribeiro, Balneário de Armação, Santa Catarina.
Carlos, seu chefe é o que chamamos de um "e-mail Freak", ou em bom português "Abobadinho do e-mail". Ele é o tipo de sujeito que provavelmente não tem vida social e espera o mesmo comportamento dos seus subordinados. A tecnologia, como os Blackberries, agravou ainda mais esse cenário. Enquanto a maioria dos consultores sugere uma boa conversa para resolver o problema, na minha opinião, a melhor abordagem é combater fogo contra fogo, usando mais uma vez o JJO.
Durante o expediente, prepare inúmeros e-mails com perguntas inúteis para ele, mas que vão demandar tempo para responder. Crie uma regra no seu Outlook (ou Thunderbird, como preferir) para enviar esses e-mails ao longo da noite ou fim de semana. Dessa maneira o seu chefe vai ficar ocupado se divertindo com as respostas e não vai ter tempo para lhe incomodar. O segredo para lidar com uma pessoa assim é justamente manter ela ocupada o tempo inteiro.

Aviso: O Jiu-Jitsu Organizacional é uma arte letal e só deve ser utilizado em casos de autodefesa.

[]s
Jack DelaVega