quarta-feira, 13 de junho de 2012

Doze Competências Gerenciais


Ok, vocês já sabem que eu adoro listas, e essa é mais uma delas. Tirei do livro Work Happy - What Great Bosses Know(Trabalhe Feliz - O Que Grandes Chefes Sabem), recém lançado lá fora e ainda sem tradução nacional. Mesmo assim, recomendo fortemente para aqueles que já desempenham posição de liderança ou que pretendem seguir esse caminho.

A lista descreve as doze competências primárias que um Gestor deve ter, não necessariamente em ordem de prioridade. É importante lembrar que dificilmente alguém é expert em todos os itens, pense, porém, nos pontos fortes dos bons chefe que teve, eles certamente estarão listados lá. O mesmo vale para os chefes que ficaram abaixo da média, aposto que eles também desempenhavam bem alguns dos quesitos citados.

Outro ponto importante: Ainda que se fale bastante em talento nato, em pessoas que já nascem com o DNA da liderança, acredito que grande parte do trabalho depende de competências que podem ser aprendidas e desenvolvidas. Nesse sentido, uma lista pode ser uma grande ferramenta de desenvolvimento de carreira. Mas vamos à ela:

1. Manter e Elevar a qualidade do trabalho
2. Desenvolver e Melhorar processos e sistemas
3. Prover coaching para melhoria de desempenho dos funcionários
4. Comunicar efetivamente dentro da Organização
5. Colaborar ativamente com outros Departamentos
6. Resolver Conflitos
7. Motivar a Equipe
8. Liderar com Inteligência Emocional
9. Construir Equipes de Alto Desempenho
10. Gerenciar Mudanças
11. Gerenciar Tempo e Prioridades
12. Trabalhar com Ética e Integridade

A ideia é que você analise os itens com cuidado, fazendo uma auto-avaliação para cada tópico, listando o que faz bem e o que precisa desenvolver e melhorar. Certamente não é a solução para todos os problemas, mas é um bom começo. Esse framework pode ajudar tanto profissionais experientes quanto marinheiros de primeira viagem a definir uma lista de gaps e montar um plano de ação para atacá-los.

[]s
Juarez Poletto