terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vendedores, esses Vendedores


A equipe estranhou quando Danilo chegou ao escritório com cara fechada e foi direto para sua sala. Conhecido pelo sorriso largo e descontração, Danilo era um diretor comercial de uma empresa de serviços gráficos, tinha um talento único de tornar o estressante trabalho da equipe de vendas um pouco mais leve. Estranhamente seco naquele início de tarde, ele mandou chamar um de seus gerentes. Ao encontrar o chefe com a cara fechada Rogério sabia que não podia ser coisa boa:
- Preciso falar com o Pacheco e o Sinval.
- Sem problema, vou chamá-los agora mesmo. Você pode me adiantar sobre o que se trata?
- Não, só preciso desses dois vendedores aqui imediatamente.

Rogério não os encontrou no escritório e começou tentar os celulares. Para seu desespero as chamadas só caíam na caixa postal. Retornou ao chefe:
- Estou tentando os celulares dos dois, mas só recebo caixa postal.
- Descobre onde eles estão o mais rápido possível e me avisa, é importante Rogério.

Ele seguiu tentando sem sucesso: 14:30, 15:00, 15:30, 15:45, 16:00. Às 16:15 Sinval finalmente atendeu à chamada:
- Onde é que você está rapaz?
- Opa chefe, estávamos eu e o Pacheco em uma visita à cliente, a recepção do celular não é muito boa por lá.
- Vem pra cá agora cara, o Diretor está louco atrás de vocês dois.
Sinval desligou o aparelho nervoso, olhou para o colega e comentou resignado:
- Deu merda!

Tentaram entrar sem chamar a atenção, mas a notícia já havia se espalhado. Foram direto para a sala do Diretor, que disparou com cara de poucos amigos:
- Fechem a porta. Onde vocês estavam?
Sinval foi o primeiro a falar:
- Em uma visita à cliente.
- Visita à cliente...
Falou o diretor, mostrando aquela calma que antecede o esporro.
- Pois eu estava voltando para o trabalho depois do almoço e vi o carro da firma estacionado em frente à uma “Sauna”, conhecida pela qualidade dos serviços prestados.
Nessa hora os dois baixaram a cabeça, esperando a demissão iminente.
- Mas, como eu tenho muita confiança e orgulho da minha equipe de vendas, tenho certeza de que vocês estavam lá a trabalho. Sendo assim, vocês tem até sexta-feira para apresentar o pedido. E, pelo tempo que vocês passaram com o cliente, espero que tenham fechado um grande negócio.

Pacheco e Sinval não foram demitidos, mas marcharam com uma bela nota, praticamente toda a comissão do trimestre. A Sauna ganhou a renovação de todo o seu material gráfico, comandas, cardápios e folders de divulgação. E o diretor, bom, o bem-humorado diretor deu muita risada com a cara dos dois.

[]s
Jack DelaVega