sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Gerência de Cagaço


Enquanto esperava o voo, Nicolas tentava relaxar no saguão do aeroporto, na esperança de esquecer o momento que passava na empresa. Foi quando se deu conta da pitoresca figura sentada a seu lado. O sujeito, “fantasiado de gaúcho”, vestia bota, bombacha e chapéu, completava o quadro o lenço vermelho no pescoço e a boleadeira na cintura. Como ele conseguiu passar com a boleadeira pela segurança? Isso não era considerado arma branca? Destoava do cenário campeiro o iPad, no qual o gaúcho divertia-se com as notícias diário digital oBairrista.com. Nicolas reconheceu de imediato a figura, estava ao lado do maior consultor de gestão de projetos do Brasil, e muito provavelmente do mundo, Erci Gomes, o mítico Pampeador de Projetos.

Logo em um dia como hoje, isso só pode ser intervenção divina, pensou. Tomou coragem e abordou o ídolo:
- O Senhor me desculpe a intromissão, mas sou seu fã, já assisti várias das suas palestras e comprei todos os livros.
O Pampeador virou sorrindo:
- Mas muito bom saber, tu sabe que tenho uma tropa de mandinho pra alimentar em casa.
Incentivado pela recepção positiva, Nicolas continuou:
- Também sou gerente de projetos. Iniciante, nem de longe tenho a experiência do senhor. Estou passando por uns problemas no trabalho, o senhor se importa de bater um papo a respeito?
- Primeiro que o Senhor é aquele véinho sentado lá no céu de barba branca. E nada melhor do que uma boa prosa para passar o tempo. Estrebucha vivente, o que te aflige?
- A situação é a seguinte: Me ofereceram um projeto novo na empresa, é um produto com alta visibilidade e muito importante para o negócio. O problema é que o cronograma é bem apertado e a equipe é nova, tenho receio de aceitar o desafio mas não conseguir entregar o esperado.
- Ah, mas esse problema é teu e de toda a torcida do Colorado. Deixa eu te perguntar uma cousa: Tu sabe quais são as duas coisas que um grande gerente de projeto tem que os outros não tem?
- Não.
- A bola direita e a bola esquerda.
- Como?
- Desculpe o termo, mas como nós falamos lá no sul, um bom gestor tem que ter culhões. Assumir riscos faz parte do batente, e quem não faz certamente está na profissão errada. Digo isso com orgulho: No nosso ramo, cagalhão não vai longe.
Erci continuou:
- Mas, lembra: Assumir riscos é só a premissa. Um bom GêPê tem que gerenciar o risco, trazer ele no cabresto que nem cavalo chucro. Não pode tirar o olho dele nem quando vai dormir. E sempre ter um plano B, gerente preparado vale por dois.
- Puxa Pampeador, show de bola! Essa era a dica que eu estava precisando, agora já sei o que fazer. Acho que é o nosso voo que estão chamando, vamos embarcar?
Mas a cara do gaúcho havia mudado, como a de um homem enfrentando o corredor da morte.
- Não acredito Pampeador, medo de avião?
- Se tu contar pra alguém eu te esgoelo! Se deus quisesse que Gaudério voasse, cavalo tinha nascido com asa.

[]s
Jack DelaVega