quarta-feira, 18 de maio de 2011

Recursos Vitais

O velho me contava que trabalhou para o Elie Horn, o dono da construtora Cyrela, um dos homens mais ricos do Brasil.
- Certa vez, durante uma reunião de trabalho, Horn começou a me falar sobre os seus “Recursos Vitais”.
- Recursos Vitais?
- São aqueles profissionais críticos para a sua organização. Imagine um cenário no qual você perde tudo e precisa reconstruir a empresa do zero, quem são as pessoas que levaria com você nessa jornada?
- Hmm, entendi.
- Muitas vezes o gestor não se dá conta disso. No fim do dia, produtos, serviços, processos vencedores são apenas o resultado do trabalho dessas pessoas. E quando você conseguir encontrá-los tem que fazer de tudo para mantê-los e desenvolvê-los na sua organização.
- Mas, como saber quem são essas pessoas?
- Identificá-los não é tão difícil assim. Esses profissionais são raros, normalmente você consegue contar nos dedos. Pense no futuro da sua companhia, onde você quer estar em dois, cinco, dez anos. Agora olhe para cada um dos membros do seu time e faça a seguinte pergunta: Essa pessoa é capaz de levar a empresa até lá?
- E se eu não encontrar ninguém?
- Então está maus-lençóis. Não é possível sustentar o crescimento ou manter-se no topo se você não tiver gente assim trabalhando com você.
- Mas eu não sou empresário, sou apenas um gerente.
- “Apenas um Gerente”, vou fingir que não ouvi, mas vamos deixar esse assunto para a próxima conversa. A regra dos “Recursos Vitais” vale para todas organizações, grandes e as pequenas. Então, quais são os seus?
Fiquei pensativo por alguns segundos.
- Vou lhe fazer a pergunta inversa então: Se você tivesse que contratar toda a sua equipe agora, do zero, contrataria as pessoas que estão com você hoje?
Minha demora na resposta foi o suficiente.
- Hesitação nunca é um bom sinal.
- Mas é que o senhor não entende, existe um contexto, essas pessoas estão aqui a muito tempo.
- Meu filho, isso não é desculpa. Você vai se contentar com um desempenho medíocre simplesmente por que recebeu os funcionários de outro gerente incompetente? Nesse caso, quem não está fazendo o seu trabalho é você. Veja bem, não estou dizendo para você sair demitindo todo mundo, mas, assim como existem os “Recursos Vitais” existem aqueles que não estão contribuindo ativamente para a organização.
- Entendo.
- O seu papel é identificar essas pessoas, passar a elas uma mensagem clara sobre o que é esperado e ajudar na melhoria. Mas, em última instancia, se essa melhoria não ocorrer, você sabe o que tem que fazer.
- Eu sei, eu sei.
- Ninguém disse que seria fácil.
- Pois é, mas ninguém me falou antes desse “Ossos do Ofício”.
- Eles nunca falam, nunca falam.

[]s
Jack DelaVega