quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Regra Número 1: Contratar e Reter os Melhores

Terminei nas férias o livro Finding Keepers, presente do pessoal do Monster Brasil. Foi uma leitura extremamente oportuna para o momento que vivemos: Mercado de trabalho aquecido e dificuldade para se encontrar profissionais qualificados.

Uma das grandes idéias apresentadas no livro é de que gerentes e recrutadores devem pensar como profissionais de Marketing, cujo objetivo é atrair e reter, não consumidores, mas talentos profissionais. Isso faz todo o sentido, pois, em um mercado competitivo, a balança de poder se inverte, ficando para a empresa a difícil tarefa de recrutar os melhores. Para vencer nesse jogo a empresa deve desenvolver uma marca de boa empregadora, ou seja, não basta mais possuir um bom ambiente de trabalho, é preciso ser percebida pelo mercado como tal. Isso passa por trabalhar as diferentes interações que o potencial candidato tem com a empresa, desde o anúncio na mídia, passando pelo processo de entrevista e, mais importante, a opinião que os atuais funcionários repassam a seus contatos no mercado de trabalho.

Cito o exemplo de um amigo, Gerente de Projeto. Ele estava procurando uma nova oportunidade e foi abordado por duas grandes empresas, ambas com escopo de trabalho muito parecido, até os salários oferecidos eram muito próximos. Na primeira ele conversou com um gerente que ao final da entrevista comentou que estava recrutando para a vaga mas que certamente não seria o seu chefe, eles estavam passando por uma reorganização e ainda não sabiam exatamente quem seria responsável pela área. Na outra, a situação foi um pouco diferente. Conversou com o gerente que seria seu superior direto e depois como o chefe dele. Antes de sair deram uma passada na sala do Diretor para um bate-papo informal que acabou durando quase meia-hora. Preciso dizer por qual empresa ele optou?

O livro segue relatando que a consequência direta de uma boa marca de empregador é o recrutamento de funcionários comprometidos, alinhados com os valores da empresa. Uma passagem muito interessante mostra o resultado disso na prática: 
Durante o almoço, em um seminário, uma executiva da PepsiCo pediu ao garçom uma Pepsi Diet. O garçom respondeu que eles só trabalhavam com Coca-Cola. Sem se abalar a executiva tirou uma nota de dez dólares do bolso, entregou ao garçom e disse:
- A loja de conveniência no saguão de vocês tem Pepsi Diet, você me fazer um favor e comprar uma para mim, compra também uma para você e fica com o troco?

A filosofia do livro, a criação de um ciclo virtuoso na empresa, pode ser descrita nessa frase: Crie um excelente ambiente de trabalho, um lugar com cultura única, e use isso para atrair as pessoas certas. Então, utilize essas pessoas para reforçar essa cultura e assim sucessivamente.

Lembrou-me de uma frase do Woody Allen: "Tudo que eu faço é contratar grandes atores e deixar eles fazerem seu trabalho. Claro, eu tenho muita sorte pelo fato deles quererem trabalhar comigo".

Sorte? Com certeza não. É a "Marca de Empregador" desenvolvida por Allen ao longo dos anos que faz com os melhores atores do mundo queiram trabalhar com ele.

Um grande 2011 para todos nós!

[]s
Jack DelaVega