quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Causos de Steve Jobs

“Ao perceber que o lixo não havia sido tirado da minha sala fui reclamar ao faxineiro. A resposta que recebi foi de que haviam trocado a fechadura e ele não tinha a nova chave. Essa desculpa é até aceitável, quando vinda de alguém que limpa lixeiras para viver. O faxineiro tem o direito de explicar-se quando alguma coisa não segue de acordo com o planejado, um CEO não tem. Em algum lugar, entre a posição de faxineiro e a de CEO os motivos deixam de ser importantes, e você acabou de cruzar essa linha quando tornou-se um VP. As razões para falha deixaram de importar agora.”
 
Esse é o discurso que Steven Jobs fazia sempre que promovia alguém a VP. Accountability, uma palavra de difícil solução para o português, é certamente é um dos pilares da cultura corporativa da Apple. Mais fácil é traduzir uma sigla frequentemente utilizada na empresa: DRI - Direct Responsible Individual. Ou seja, todo projeto, iniciativa, atividade dentro da companhia tem um único indivíduo responsável.
 
Perfeccionismo é outra característica fortemente associada a Steve Jobs, fato que claramente se reflete nos produtos da Apple. Reza a lenda que em uma manhã de domingo de Janeiro 2008 Jobs ligou para o VP de Engenharia do Google e disse mais ou menos o seguinte:
 
“Temos um assunto urgente que tem que ser tratado imediatamente. Eu já aloquei uma pessoa da minha equipe para tratar disso e espero que possamos corrigi-lo amanhã cedo. Eu estava olhando o logotipo do Google no iPhone e não estou satisfeito com o ícone. O segundo “o” de “Google” não tem o gradiente certo de amarelo, está errado! Eu preciso que isso seja resolvido até amanhã, ok?”
 
Outra história pitoresca, no início da Apple Jobs exigia que quando seus funcionários viajassem a trabalho ficassem em quartos duplos de hotel, ou seja, dois funcionários no mesmo quarto. Mas isso não era uma medida para redução de custos, o que Jobs queria evitar era o relacionamento entre funcionários da empresa, dificultando que alguém levasse um colega para o quarto. Segundo ele, aos funcionários da Apple só era permitida uma paixão dentro na empresa, nesse caso a própria Apple.
 
Paixão, Perfeccionismo e Accountability são palavras que sintetizam o estilo de gestão da Apple. De todas contribuições de Jobs para a indústria, seja ela de tecnologia ou do entretenimento, a cultura corporativa criada por ele é certamente uma das mais importantes e que a frequentemente passa desapercebida. Empresas de sucesso normalmente tem o DNA de seus criadores. A pergunta do milhão, porém, para a Apple é a seguinte:
“Por quanto tempo esse DNA ficará presente depois da partida de Jobs?”
 
[]s
Jack DelaVega