Essa é macabra mesmo.Sacanagem, para isso não tem backup.
[]s
Jack DelaVega
Carreira, Empreendedorismo e Gestão
Dicas e Técnicas para você transformar suas idéias em um Empreendimento de Sucesso
Uma coleção de textos sobre tópicos fundamentais em Gestão nos dias de hoje
eBook Gratuito que compila os melhores textos de humor de Jack DelaVega
Tudo que você precisa saber para fazer um bom planejamento de carreira e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais
Essa é macabra mesmo.
Recentemente me vi na situação de ter que ensinar noções básicas de programação para um grupo de pessoas totalmente leigas em computação. Era um mini-curso sem muitas pretensões. Eu e o grupo havíamos concordado que em 8 horas-aula seria humanamente impossível ensinar a qualquer um a difícil profissão de desenvolvedor de software. Mas combinamos que iríamos tentar.

Prometi pra mim mesmo que um dia desses ia fazer um post com umas poucas pérolas coletadas em entrevistas de TI das quais participei. Pois bem, aqui vão algumas (qualquer semelhança é mera coincidência):
Estava consertando o pneu do carro.
Quem acompanha esse blog a mais tempo sabe que uma das coisas que mais me tira do sério é o tal do Corporate Game. Já havia pensado em escrever sobre esse tema anteriormente, mas não havia encontrado o formato. Resolvi quebrar o assunto em capítulos. Vamos ver se funciona.
Em Março de 1981, pouco mais de sessenta dias depois de ser empossado presidente, Ronald Regan sofreu uma tentativa de assassinato. Durante três intermináveis segundos o atirador disparou seis balas, uma das quais acertou o presidente de ricochete, as demais acabaram por acertar outros três homens. Porém diferente da tragédia de Dallas, a tentativa de assassinato à Regan acabou frustrada devido à participação do agente do serviço secreto Timothy McCarthy, que bravamente atirou-se na frente das balas, salvando assim a vida do presidente.
Hoje à noite tenho a maior instalação de software da minha vida. Estou um pouco nervoso, isso é normal. Acredito que um friozinho no estômago até ajuda numa hora dessas, é um sinal de que estamos desafiando algum dos nossos limites. Ao longo do dia recebi inúmeras mensagens de “Boa Sorte”, algumas de coração, outras com um pouco de ironia, algumas como quem saúda um homem face a um duelo de vida ou morte. Hoje sou o “Joao do Santo Cristo”.
Ok, isso é mais um desabafo do que um Post. Que assim seja...
Essa aconteceu um pouco antes do estouro da bolha da internet em um dos maiores projetos de desenvolvimento de software em Porto Alegre, que rendeu boas histórias. Aos poucos a gente publica elas por aqui, mas vamos aos fatos.
Pode até não parecer, mas gerenciar um time de TI não é uma tarefa trivial. Somos um bando de sabichões, profissionais com alto nível de escolaridade sendo a grande maioria com curso superior, isso sem contar Mestres e Doutores. Além disso, adoramos resolver qualquer tipo de problema, é isso que fazemos para viver. Soma-se o fato do mercado ser extremamente competitivo, e a coisa complica ainda mais. Concordo que às vezes não ganhamos o que merecemos ou trabalhamos no que mais gostamos, mas emprego não falta.Tenho certeza que todos vocês já passaram por alguma das situações descritas acima. Eu já passei, e, confesso arrependido, já estive no “Lado negro da Força”. Ainda que sejam comportamentos aceitáveis pela maioria das cartilhas gerencias, digo aceitáveis porque inegavelmente entregam resultados no curto prazo, estes não se sustentam no médio prazo por razões óbvias. Vou mais longe ainda, talvez nenhum dos truques descritos no “Livro Secreto do Gerenciamento” funcione com profissionais de TI, pelo simples fato que nossos profissionais são espertos demais para serem gerenciados.
No entanto, cada um de nós, por mais inteligente que seja, precisa de uma boa Liderança (é curioso, falamos bastante de gerenciamento até aqui e essa é a primeira vez que essa palavra aparece no blog). E se liderança se constrói com base no respeito e na confiança, certamente não existe chance para o Pinóquio ou o Sabe-Tudo nesse jogo.
[]s
Jack DelaVega